23 de abril de 2008

A moagem

Passamos agora a uma análise mais aprofundada de cada uma das etapas do processo de produção de cerveja caseira. Tal como referido no post anterior, a primeira etapa passa pela moagem do grão.
O objectivo principal da moagem é romper a casca e quebrar o interior do grão de malte, o chamado endosperma, que é onde se encontra o amido necessário para o processo de produção. A correcta moagem irá permitir a entrada da água no interior do grão, e esta por sua vez vai solubilizar e extrair o amido.
Um dos principais aspectos a ter em conta nesta etapa é o grau de moagem. É necessário chegar a um compromisso entre a necessidade de extrair o máximo de amido possível do grão e as necessidades para a filtração do mosto. Tal como já foi referido anteriormente, os restos das cascas e do próprio grão servirão como matéria filtrante na etapa de filtração do mosto, ou seja, necessitamos de um grau de moagem que permita uma eficiente extracção do amido, mas que ao mesmo tempo não desfaça em demasia o grão e a casca para que estes fiquem com uma dimensão o suficientemente grande para que se consiga obter uma correcta filtração do mosto.
Existem no mercado vários tipos de moinho. Para um principiante talvez seja recomendado um moinho Corona, já que é mais barato (o preço ronda os 60€) e bastante eficaz para moer pequenas quantidades de malte. Depois há também moinhos de rolos, que permitem moer de uma forma mais rápida maiores quantidades de malte, e de uma forma mais eficaz. Têm o inconveniente de serem mais caros (200€) que os Corona, mas ao mesmo tempo são incomparáveis.
Para os mais desenrascados em bricolage, existem vários projectos de moinhos de rolos em fóruns sobre homebrewing, e assim poderão obter um moinho a um preço bem mais reduzido.
Cabe a escolha ao cervejeiro!

Sem comentários: