
Apesar do lúpulo ser utilizado na produção de cerveja, em primeiro lugar, pelas propriedades antioxidantes que transmite à cerveja, este é também responsável pelo amargor e aroma característicos da cerveja, sendo esta a principal razão pela qual o lúpulo é continuamente utilizado por todos os cervejeiros do mundo.
As resinas (α e β-ácidos) e os óleos essenciais são os compostos responsáveis pela atribuição destas características, à cerveja, sendo que as resinas são responsáveis pelo amargor e os óleos essenciais pelo aroma. Existem inúmeros tipos de lúpulos espalhados por todo o mundo, sendo que cada um se caracteriza pelas diferentes proporções de resinas e óleos essenciais, o que permite aos cervejeiros, jogar com os vários tipos de lúpulo de forma a personalizarem as suas cervejas com gostos e aromas diferentes.
O lúpulo é comercializado em flores secas, pó, pellets e extracto, sendo que as duas últimas são as mais adequadas, por proporcionar maior densidade, e consequentemente menor volume a transportar.
Sem comentários:
Enviar um comentário