20 de abril de 2008

Água

As cervejarias usam enormes quantidades de água durante o seu processo de produção. Actualmente, as quantidades de água utilizadas variam numa razão entre 3 e 30 vezes mais que o volume de cerveja produzido.
A água representa aproximadamente 90% da constituição da cerveja, exercendo uma grande influência sobre o tipo e a qualidade da mesma.
Em primeiro lugar, é necessário que a água seja potável, para poder ser utilizada na indústria cervejeira. Para evitar esses problemas, muitas cervejeiras recorrem já a águas da rede pública. Pode-se dizer que as características físico-químicas da água influenciam o local onde se vai instalar uma indústria cervejeira. À parte do aspecto da potabilidade da água, há ainda que ter em conta as características físico-químicas da mesma. Antes de mais é necessário conhecer o pH da água em questão, porque esta vai influenciar directamente o pH do mosto final. Sabe-se que as leveduras actuam mais eficientemente a pH’s compreendidos entre 5.2 e 5.7, e sabendo o pH da água que utilizamos vai ser mais fácil controlar o pH do mosto para os níveis referidos.
A dureza da água é outro aspecto a ter em conta, já que águas extremamente duras são aconselhadas para produzir ales, e águas mais leves são preferencialmente utilizadas para produzir lagers.
Alguns cervejeiros dão muita importância à água que utilizam na produção das suas cervejas, analisando e controlando todos os parâmetros que acham ser mais importantes, e que vão interferir com as características do produto final.

Sem comentários: