20 de abril de 2008

Engarrafamento

Nos dias que correm, podemos encontrar cerveja disponível no mercado nos mais variados tipos de embalagem. Garrafa de vidro, de plástico, lata ou barril, a oferta é vasta.
Esta é a fase seguinte ao processo de filtração e acabamento. Tomando como exemplo as garrafas, passa-se a explicar como se dá o processo. A cerveja é transferida do tanque de cerveja acabada para um tanque mais pequeno, que se encontra na sala de engarrafamento. As garrafas entram num enorme carril, por onde passam por diversas operações. Se as garrafas são retornáveis, estas sofrem uma lavagem com uma solução caustica e posteriormente são bem enxaguadas. Após este processo, as garrafas são encaminhadas para a enchedora. No momento do enchimento, é injectado uma pequena quantidade de CO2 no interior da garrafa, para retirar qualquer vestígio de oxigénio que esta contenha. A cerveja entra na garrafa, e antes de ser cravada a tampa, é novamente injectado outra pequena quantidade de CO2, para evitar que fique algum oxigénio no espaço da garrafa que fica sem cerveja. Evita-se a presença de oxigénio na cerveja, já que, ao entrar em contacto com a luz, este vai provocar a sua oxidação.
Após o enchimento, as garrafas passam por um pasteurizador, onde são submetidas a temperaturas na ordem dos 65ºC durante aproximadamente 20 minutos. Posteriormente, as garrafas são rotuladas e colocadas em embalagens de cartão ou caixas de plástico. Posteriormente a cerveja é colocada num armazém, aguardando a sua expedição.
Nos próximos posts serão apresentados os principais ingredientes utilizados na produção de cerveja, tanto industrialmente como na sua forma mais artesanal.

Sem comentários: