17 de junho de 2009

Final da temporada 2008/2009

Não, não se trata de um artigo sobre futebol. Apesar de gostar e ter um clube do coração deixo os comentários para outros blogues e fórums da especialidade.
Falo-vos do final da temporada de produção que teve início em Outubro de 2008 e terminou agora, com a produção desta Hefe-weizen.
Num período de tempo tão grande é com tristeza que apenas pude produzir duas cervejas, a Dunkelweizen e a Hefe-weizen. Infelizmente o final de 2008 e inícios de 2009 foram meses muito intensos de trabalho, com muito pouco tempo livre para me dedicar ao homebrewing. Só a partir de Março é que tive o tempo disponível para voltar às lides cervejeiras.
Apresar de poucas cervejas, acho que consegui produzir duas excelentes cervejas para refrescar as tardes e noites quentes do Verão que já se faz sentir.
Dou por encerrada esta temporada uma vez que, com as temperaturas que se fazem sentir, é impossível fermentar convenientemente as cervejas, mesmo tratando-se de ales. A única solução é usar um frigorífico com um termostato acoplado e assim conseguir obter temperaturas de fermentação mais baixas.
Infelizmente não tenho disponível um frigorífico para uso exclusivo nas produção, por isso tenho que restringi-las aos meses mais frescos do ano.
Prometo voltar em Outubro deste ano com novas receitas, mais cervejas e acima de tudo com muita vontade de produzir.
Mas não pensem que o Brewing Sessions vai ficar inactivo até lá. Há sempre muita coisa para falar, por isso, dentro das minhas possibilidades, tentarei manter o blog actualizado.

Apresentação da Brewing Sessions Hefe-weizen

Após duas semanas abri a primeira garrafa da Brewing Sessions Hefe-weizen.
Espuma abundante como sería de esperar, branca e cremosa que perdurou até à última gota. A côr é um amarelo pálido (na foto parece mais escura mas é por causa do flash da câmara) e a turbidez natural deste estilo faz-se notar.
O aroma é o esperado para uma weizen, trigo, levedura, cravo e naturalmente a banana.
Ficou uma cerveja medianamente encorpada, ligeiramente adocicada (o que na minha opinião é bom), uma boa carbonatação e uma boa drinkability.
Penso que no geral ficou uma cerveja bastante boa, mas é claro que sou suspeito para o dizer!
Receita a repetir, sem qualquer alteração!

9 de junho de 2009

Beer: An Insider's Guide: Crafting Beer

Mais um excelente dcumentário sobre micro-cervejarias!

Para assistirem ao documentário completo, podem fazê-lo no seguinte link.