17 de junho de 2009

Final da temporada 2008/2009

Não, não se trata de um artigo sobre futebol. Apesar de gostar e ter um clube do coração deixo os comentários para outros blogues e fórums da especialidade.
Falo-vos do final da temporada de produção que teve início em Outubro de 2008 e terminou agora, com a produção desta Hefe-weizen.
Num período de tempo tão grande é com tristeza que apenas pude produzir duas cervejas, a Dunkelweizen e a Hefe-weizen. Infelizmente o final de 2008 e inícios de 2009 foram meses muito intensos de trabalho, com muito pouco tempo livre para me dedicar ao homebrewing. Só a partir de Março é que tive o tempo disponível para voltar às lides cervejeiras.
Apresar de poucas cervejas, acho que consegui produzir duas excelentes cervejas para refrescar as tardes e noites quentes do Verão que já se faz sentir.
Dou por encerrada esta temporada uma vez que, com as temperaturas que se fazem sentir, é impossível fermentar convenientemente as cervejas, mesmo tratando-se de ales. A única solução é usar um frigorífico com um termostato acoplado e assim conseguir obter temperaturas de fermentação mais baixas.
Infelizmente não tenho disponível um frigorífico para uso exclusivo nas produção, por isso tenho que restringi-las aos meses mais frescos do ano.
Prometo voltar em Outubro deste ano com novas receitas, mais cervejas e acima de tudo com muita vontade de produzir.
Mas não pensem que o Brewing Sessions vai ficar inactivo até lá. Há sempre muita coisa para falar, por isso, dentro das minhas possibilidades, tentarei manter o blog actualizado.

11 comentários:

Unknown disse...

Ficamos á espera de mais novidades e novas produções!

PS: tens o melhor blog em portugal de homebrewing!

Edson Costa disse...

Caro Hugo, antes de mais muito obrigado pelo comentário. QUanto a ser o melhor blog em Portugal, talvez o possa ser porque também não conheço muitos mais.
Infelizmente o homebrewing em Portugal não está tão desenvolvido e divulgado como, por exemplo, no Brasil.
Aqui vão-se dando os primeiros passos, bem devagar, mas pelo menos alguma coisa se vai fazendo.
Espero que este espaço contribua para a divulgação da produção de cerveja artesanal e que seja o empurrão que falta a algumas pessoas para se iniciarem nesta arte.
Espero dentro em breve recomeçar com as produções e com posts mais assíduos.

Abraço

Tiago disse...

Olá,
sou Tiago Dardeau, cervejeiro caseiro no Brasil e diretor da ACervA Carioca. Seu blog está bem interessante, parabéns! Estarei em Portugal com minha família de 09 a 21 de novembro e gostaria de saber se é possível tomar alguma cerveja caseira!
Aguardo seu contato.
abs

Edson Costa disse...

Olá Tiago!
Antes de mais obrigado pelo comentário.
Em breve pretendo voltar às produções uma vez que o Outono já chegou a Portugal e o tempo já o permite.
Quanto à sua visita, vou dar uma palavrinha a uns companheiros apreciadores e alguns deles produtores de cerveja artesanal, para ver se organizamos um encontro por altura da sua visita.
Apesar de não termos uma associação como as ACervas brasileiras, encontramo-nos num fórum da internet onde trocamos e discutimos ideias. Com alguma regularidade, organizam-se encontros entre alguns dos membros do fórum. No ano passado foi também organizado o I Concurso Nacional de Cerveja Caseira e Artesanal.
Somos poucos mas estamos a dar os primeiros passos para o crescimento do movimento.
Se quiser conhecer passe pelo site www.cervejasdomundo.com/Forum.
Depois entrarei em contacto.

Abraço

Tiago disse...

Ok Edson, vou aguardar seu contato.
Só agora vi que você colocou meu site nos seus links (Confraria do Marquês). Obrigado!
Vou colocar o seu lá!
abs

Bernardo disse...

olá edson,

gosto de cerveja e sou um interessado pela sua produção, embora não seja o que se pode chamar de um apreciador ou connaisseur nem sou produtor.
mas tenho intenção de mudar isso.
queria começar a produzir cerveja em minha casa. já li várias coisas sobre o processo de produção, vi muitos sites, vídeos, artigos, etc..mas não ainda o suficiente para perceber o processo global de uma forma exacta.
o que gostaria de te perguntar exactamente é: quais são os materiais essenciais a comprar para produzir cerveja e quais são aqueles que podemos improvisar. por que ainda não sei se posso fazer o investimento para comprar o material todo que assegure uma produção mais cuidada, mas queria começar a produzir...

um abraço,

bernardo

Edson Costa disse...

Olá Bernardo.

Antes de mais obrigado por visitares o Blog. Apesar de já não o actualizar há algum tempo, penso que tem alguma informação útil para quem se quer iniciar nas lides cervejeiras.
Quanto à tua questão, tudo depende de como queres começar. Quase toda a gente começa pelos kits.
Os kits são uma espécie de mosto concentrado, o qual tens que dissolver em água, inocular a levedura, fermentar e engarrafar. É sem dúvida o método mais simples e mais económico. Há uma grande variedade de kits no mercado, e por isso terás alguma escolha a nível do estilo que uqeres produzir.
Quanto a equipamentos precisarás de uma panela (não é pre3ciso ser muito grande), fermentador, válvula de engarrafamento, capsulador, caricas e pouco mais.
Se quiseres entrar pela produção a partir de grão, terás que fazer todo o processo de produção, passo por passo. Mais trabalhoso, mais equipamento necessário mas é mais interessante.
O ideal é começares pelos kits. É bem mais simples, tens que investir pouco dinheiro, e as cervejas produzidas são de boa qualidade. Os equipamentos necessários de que te falei são baratos, por isso o investimento inicial não será muito.
Quando te sentires mais há vontade com todo o processo, avanças para a produção a partir de grão.
Qualquer outra questão, não hesites em perguntar.

Abraço

Bernardo disse...

ok. obrigado pela resposta bem rápida. a ideia era produzir a com grão mesmo. mas vou ter de investigar um pouco mais e ver o que posso fazer. ja vi os posts quase todos deste blog, os meus parabéns, está muito bom. vou dar uma vista de olhos em outros que por aqui apareceram recomendados ;)

abraço

Unknown disse...

Olá, blogueiro(a)!
O Carnaval está chegando e com ele a curtição. Mas não podemos esquecer que a camisinha deve fazer parte dessa folia para evitar doenças, como a Aids e a hepatite.
Seja nosso parceiro e utilize seu espaço para lembrar a galera sobre a importância desta proteção. Se tiver interesse em colocar algum material da campanha em seu blog, entre em contato com comunicacao@saude.gov.br.

Para saber mais sobre a campanha, acesse: www.camisinhaeuvou.com.br
Siga-nos no Twitter e fique por dentro: www.twitter.com/minsaude
Mais informações: comunicacao@saude.gov.br ou www.formspring.me/minsaude
Obrigado,
Ministério da Saúde

Lucas Serafini disse...

Prezado amigo.

Sou brasileiro e leio seu blog a algum tempo, estou aguardando ansioso por novas postagens. Gostaria de informar que estou criando um blog meu www.cervejasespeciais.blogspot.com e gostaria de saber se posso citar o seu blog na lista de links que eu tenho, bem como citar alguns trechos de suas postagens, sempre identificando a fonte, principalmente quando eu postar sobre homebrew. Desde já agradeço.
Lucas Serafini.

Edson Costa disse...

Caro Lucas.

Antes de mais obrigado pelo comentário.
Relativamente ao link no seu blog, fico agradecido se o colocar, uma vez que também é mais uma forma de divulgação do meu blog, e do homebrewing.
Pode utilizar toda a informação que entender, sem qualquer problema!
Também irei adicionar um link do seu blog.
Espero retomar as produções ainda este ano, mas apenas no final do Verão, porque nesta altura já começa a ser complicado fermentar ales, quanto mais lagers.

Um abraço