24 de março de 2009

Videos 3

Mais um excelente vídeo da autoria do Leonardo Botto, um dos mais conhecidos cervejeiros caseiros do Brasil, e que demonstra o processo de produção de cerveja artesanal, bem como todo o equipamento necessário.
O que pretendo com estes vídeos é demonstrar que não é necessário um grande investimento para se poder produzir cerveja em casa. É um processo simples e que requer apenas um pequeno investimento numa panela de grandes dimensões (pelo menos uns 25L), e de resto a maior parte do equipamento pode ser improvisado.
Outra das desculpas para não se avançar para a produção caseira é a falta de espaço. Eu faço cerveja num apartamento, e para isso apenas necessito da cozinha interdita durante 8 horas, e fermento as minhas cervejas no chuveiro de uma das casas de banho, como poderia fazê-lo num outro compartimento da casa, precisando apenas de um local com temperatura amena mais ou menos constante, e espaço para colocar um fermentador de 30L que é relativamente pequeno. Portanto eu sou o exemplo de que é possível fazer cerveja em casa sem ser necessário muito espaço para tal.
Por isso força com essas produções e vamos criar em Portugal um movimento a nível de produção artesanal como o que já existe no Brasil, assim como em outros países do mundo!


Sem comentários: